Fotojet (4)

Que susto! Christian Eriksen, jogador de futebol da Dinamarca, sofre síncope em campo e é reanimado por paramédicos; saiba detalhes

Que susto! Na tarde deste sábado (12), em meio à partida de futebol da Dinamarca contra a Finlândia para a Eurocopa, o jogador dinamarquês Christian Eriksen, de 29 anos, desmaiou e precisou ser atendido por paramédicos enquanto ainda estava estirado no gramado. A situação assustadora foi transmitida ao vivo pelo canal Sport TV.

Tudo aconteceu nos minutos finais do primeiro tempo, quando Eriksen desabou, sozinho, depois de uma cobrança de lateral. O jogador não teve choque ou contato com nenhum outro atleta e a situação causou desespero em seus colegas, em ambas as confederações e também nos torcedores presentes no estádio.

Em uma tentativa de oferecer privacidade a ele e evitar que a torcida acompanhasse o atendimento, os integrantes de ambas as seleções, todos visivelmente preocupados e abalados, cercaram Christian. Enquanto isso, a equipe médica tentou, por cerca de 10 minutos, ressuscitá-lo com massagem RCP (Reanimação Cardiopulmonar) e um desfibrilador. Nas arquibancadas, muitos fãs ficaram de costas para não ver a cena. Veja:

Na sequência, os paramédicos retiraram Christian do local, felizmente com vida, em uma maca, enquanto ele respirava com o auxílio de um balão de oxigênio. A partida, disputada no Parken Stadium, em Copenhagen, foi suspensa e as seleções voltaram para seus respectivos vestiários. O jogo da primeira rodada do Grupo B da Eurocopa estava empatado em 0 a 0.

Fbl Euro 2020 2021 Match03 Den Fin
Christian Eriksen recebeu atendimento em campo. (Foto: Getty)

Continua depois da Publicidade

Após o ocorrido, a UEFA (União das Associações Europeias de Futebol), utilizou o Twitter para tranquilizar os fãs sobre o estado de saúde do craque dinamarquês. “Após a emergência médica envolvendo o jogador dinamarquês Christian Eriksen, uma reunião de crise ocorreu com ambas as equipes e árbitros. O jogador foi transferido para o hospital e está estabilizado”, concluiu.

A Confederação dinamarquesa também se pronunciou sobre o assunto e informou que Eriksen está estável e que, nas próximas horas, será feita uma nova bateria de exames. “Christian Eriksen está acordado e fazendo novos exames em Rigshospitalet”, disse a publicação. Tanto a UEFA, quanto a Confederação da Dinamarca, afirmaram que novas informações sobre o estado de saúde do atleta serão divulgadas às 19:45 CET (Central European Time).

Continua depois da Publicidade

O susto causou comoção entre os fãs do esporte, que lotaram as redes sociais de mensagens de apoio ao futebolista. O assunto acabou entre os mais comentados do Twitter. “O estádio homenageia Christian Eriksen. Os fãs finlandeses gritam ‘Christian’, os dinamarqueses respondem ‘Eriksen'”, escreveu um internauta, que compartilhou o vídeo do momento emocionante.

“Venho da mesma cidade que Christian Eriksen, até frequentei a mesma escola. Ele é literalmente o herói da nossa cidade, alguém que todos amam e apreciam tanto como jogador quanto como humano. Esperando realmente por uma recuperação rápida… dia emocionante”, escreveu outro.

“LOUVADOS SEJAM OS MÉDICOS!!!! (…) Força Eriksen!”, escreveu o youtuber Felipe Neto.

Continua depois da Publicidade

Há pouco, a UEFA divulgou que a partida será retomada ainda hoje. “Na sequência do pedido feito por jogadores de ambas as equipes, a UEFA concordou em reiniciar o jogo entre a Dinamarca e a Finlândia esta noite, às 20:30 CET (Central European Time)”, escreveu a organização, que acrescentou, ainda, que os últimos cinco minutos do primeiro tempo serão acrescentados à segunda parte da disputa.

O pronunciamento terminou com um recado ao jogador. “A UEFA deseja a Christian Eriksen uma recuperação total e rápida e agradece a ambas as equipes pela sua atitude exemplar”, concluiu.