LISTA: 10 documentários INCRÍVEIS para assistir e se intrigar na Netflix! Vem ver!

Os documentários são poderosas fontes de conhecimento e informação. Segundo a “New York Film Academy”, a Netflix mudou, definitivamente, o mercado de filmes e séries documentais mundo afora, tirando o estigma de que esse tipo de conteúdo seria chato e tedioso. Os dados oficiais comprovam o interesse do público.

A gigante do streaming divulgou para o UOL que, somente no ano de 2019, mais de 147 milhões de casas assistiram a pelo menos um documentário na plataforma. Bastante gente, né? E algumas produções originais da Netflix já estão sendo reconhecidas, inclusive, pelas premiações mais importantes do cinema, como por exemplo, “Indústria Americana”, filme produzido por Barack e Michelle Obama que venceu o Oscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem em 2020.

No catálogo do serviço, podemos encontrar títulos que falam sobre problemas sociais, biografias de algumas das estrelas mais importantes do mundo pop, relatos de casos policiais e até histórias que, de tão inacreditáveis, parecem obras de ficção. De olho nisso, o hugogloss.com preparou uma lista com 10 produtos documentais, entre filmes e séries, para você se jogar, se apaixonar e se intrigar!

Jeffrey Epstein: Poder e Perversão

Essa série documental conta como o bilionário Jeffrey Epstein conseguiu manter durante muitos anos uma rede macabra de abuso e tráfico sexual de garotas menores de idade, usando seu dinheiro e poder para fugir das consequências de seus atos. São quatro episódios que mostram relatos de sobreviventes, explicam o modo de operação do criminoso e suas conexões, que incluíam personalidades importantes como Príncipe Andrew, Donald Trump e Bill Clinton.

Miss Americana

Lançado em 2020, “Miss Americana” é um filme poderoso sobre a trajetória de Taylor Swift. A trama trata de forma realista a jornada da estrela entre ser a queridinha da América e, depois de lidar com muitas expectativas frustradas e decepções, finalmente entender que ninguém consegue agradar a todos. O filme aborda também momentos difíceis da carreira de Taylor, como a polêmica com Kanye West e Kim Kardashian, e a recepção controversa do álbum “Reputation”.

Indústria Americana

Como já citamos, esse filme foi produzido pelo casal Barack e Michelle Obama, e venceu o Oscar em 2020 na categoria “Melhor Documentário em Longa-Metragem”. “Indústria Americana” mostra o choque cultural entre trabalhadores norte-americanos e chineses, quando executivos orientais abrem uma empresa em Ohio, EUA. Esse espaço antigamente era ocupado por uma fábrica da General Motors, falida após a crise econômica de 2008. O longa trata de assuntos importantes como globalização, futuro do trabalho e preconceitos entre diferentes nacionalidades.

Feministas: O que elas estavam pensando?

Mulheres de diferentes gerações, guiadas por um álbum de fotografias dos anos 70, refletem sobre as mudanças culturais que já aconteceram e ainda têm que acontecer no mundo. Algumas das personagens nas fotos, entre elas Jane Fonda e Lily Tomlin, falam sobre seu despertar para a necessidade do movimento feminista, já naquela época.

Don’t F**k with Cats: Uma Caçada Online

Quando alguém começa a postar vídeos na internet matando filhotes de gato, vários desconhecidos ao redor do mundo se juntam para tentar descobrir sua identidade. Depois de alguns anos, esse mesmo criminoso assassina uma pessoa. A minissérie de três episódios mostra como a investigação dos internautas foi fundamental para que a polícia conseguisse resolver o caso.

A 13ª Emenda

O título é uma referência à Emenda da Constituição Americana que aboliu a escravidão nos Estados Unidos. O filme mostra como, mesmo depois da mudança na lei, a sociedade estadunidense foi encontrando outras maneiras de segregar a comunidade negra, principalmente através do encarceramento em massa.

What Happened, Miss Simone?

Nessa biografia da icônica cantora Nina Simone, conhecemos um pouco mais sobre sua incrível trajetória na música dos anos 60, assim como descobrimos os problemas que assombravam sua conturbada vida pessoal. “What Happened, Miss Simone?” foi indicado ao Oscar por “Melhor Documentário em Longa-Metragem” e venceu o Emmy como “Melhor Documentário/Especial”, em 2016.

The Mask You Live In

Esse filme de 2015 oferece uma perspectiva poderosa sobre como o conceito de masculinidade é tóxico para os meninos, desde quando ainda são crianças. Educadores, crianças e adultos refletem sobre como essa ideia faz com que garotos sejam mais contraídos e tenham mais medo de expressar sentimentos e emoções.

Amanda Knox

Neste documentário você vai conhecer a história de Amanda Knox, uma adolescente norte-americana que, durante seu intercâmbio para a Itália, se vê envolvida em um crime brutal. A polícia italiana tem certeza que ela é culpada, enquanto Amanda diz com convicção que não tem nada a ver com o caso. Quem está certo? O longa te dá todas as informações necessárias para tirar suas próprias conclusões.

Wild Wild Country

“Wild Wild Country” é sobre um guru indiano e seus seguidores que decidem criar uma cidade utópica em Oregon, nos Estados Unidos. A mudança acaba causando vários conflitos com os moradores locais, que não estão acostumados com os rituais estranhos do grupo.

Bônus: Homecoming

Não poderíamos deixar de fora essa obra-prima! “Homecoming” foi escrito, estrelado e dirigido por Beyoncé. Nele, temos um olhar íntimo e pessoal sobre o processo criativo e toda a produção dos históricos shows que Bey fez no festival Coachella, em 2018. O documentário foi indicado a seis categorias no Emmy 2019, e levou para casa um Grammy na categoria “Melhor Vídeo Musical Longo”. Rainha faz assim!