Gatos Sumiço

Enigma! 50 gatos desaparecem misteriosamente em cidade na Itália e caso intriga moradores: “Não temos como explicar”

Um enigma tem chamado atenção na cidadezinha de Lesignano Bagni, na Itália. Nesta quarta-feira (8), o jornal Gazzetta di Parma revelou que pelo menos 50 gatos desapareceram misteriosamente nos últimos meses. A ausência de evidências tem deixado uma pulga atrás na orelha e intrigado ainda mais os donos de pets.

Desde o final de maio, a veterinária Luana Giusti tem registrado os sumiços que não param de crescer na cidade e em seus arredores. Apenas nas últimas semanas, nove bichinhos teriam “evaporado” de vez. Segundo os relatos, os gatinhos desaparecidos são comuns – machos e fêmeas de diversas raças, idades, alguns deles até registrados e com microchips.

Agape Trn H Xomjhbm3s Unsplash
Nenhuma ossada ou restos mortais foram encontrados, o que aumenta o mistério sobre os sumiços. (Foto: Agape Trn on Unsplash)

Continua depois da Publicidade

De acordo com a publicação, a hipótese de roubos já foi descartada. “Com as reclamações feitas, se tivessem sido apresentados a outros veterinários, meus colegas teriam notado”, contou a veterinária. Os moradores também não acreditam que o bichanos teriam sido vítimas de predadores. “Se tivessem desaparecido das casas mais próximas dos campos, também seria plausível, mas aqui estamos falando de centros habitados, não é provável. E então teríamos ouvido falar dos miados, dos gritos de luta, encontraríamos indícios das matanças”, acrescentou.

Até hoje, nenhuma ossada ou restos mortais foram encontrados. Ou seja, também não dá para cogitar envenenamentos e acidentes rodoviários. Para completar, o alto número de ocorrências deixa a dúvida ainda maior. “Há realmente muitos [desaparecidos] e é um mistério. Acontece sempre à noite, às vezes até dois ou três desaparecem na mesma hora. Mas ninguém nunca conseguiu ver nada de estranho ou interceptar carros que chegam de fora. É incrível como tudo acontece em silêncio total”, chocou-se Luana. “Para quem perde o gato, é uma dor muito grande. Não está claro porque ele está ali até à meia-noite, e às 6 da manhã, quando você se levanta, não o encontra mais”, lamentou a tutora de um dos pets perdidos.

Continua depois da Publicidade

Uma possibilidade, entretanto, ainda é considerada. “Em Lesignano tivemos um caso similar há alguns anos, com uma pessoa identificada pelos carabineiros [uma das forças armadas da Itália]. Ele os roubava para treinar cães de luta”, contou a veterinária. Além dessa suposição, circulam especulações de que os animaizinhos poderiam ter sido levados para terem suas carnes comercializadas como se fossem de coelhos. Que tristeza!

Gijs Coolen Qeeyfvkhy U Unsplash (1)
Especula-se que os gatos podem ter sido usados para treinar cachorros, ou que tenham sido comercializados como carne. (Foto: Gijs Coolen on Unsplash)

Ainda assim, todos estão encafifados com a história, sem conseguir entender como os desaparecimentos têm acontecido. “Mas a questão é que não temos como explicar a nós mesmos como eles conseguem pegá-los: muitos dos gatos domésticos se recusam a ser acariciados até mesmo por amigos e conhecidos. Até nós, veterinários, fazemos um esforço bestial quando temos visitá-los”, contou Giusti. Por enquanto, mesmo com todos os esforços, esse enigma segue sem solução… Só podemos esperar que isso chegue ao fim e as respostas venham à tona.