Dona Silene E De Casa Racismo

É de Casa: Dona Silene se manifesta após ser alvo de episódio considerado racismo estrutural: “Não tinha entendido”

A convidada do “É de Casa” veio a público após a controvérsia acerca do que viveu no programa

Uma cena do “É de Casa” do último sábado (11) rendeu uma grande controvérsia nas redes sociais. Uma atitude da apresentadora Talitha Morete foi apontada por parte do público como reflexo de um “racismo estrutural”. Já na noite desta terça-feira (14), Dona Silene, a principal envolvida na história, se manifestou sobre o caso.

Depois de uma enorme repercussão da cena nas redes sociais, a cozinheira veio a público falar sobre o assunto. “Estou passando aqui para dar um pequeno esclarecimento, pois fui surpreendida com muitas mensagens e apoio a qual não tinha entendido o porquê. Eu ainda estou meio perdida, pois foi tudo muito novo para mim”, iniciou ela, em um post no Instagram.

Continua depois da Publicidade

Silene ressaltou como foi tratada de maneira carinhosa por Talitha nos bastidores, e disse não ter se sentido discriminada pela postura da apresentadora. “Estou escrevendo, não para diminuir ou banalizar as dores de ninguém, pois sei que muitos se sentiram machucados com a cena. Porém, naquele momento, eu não tive esse sentimento, muito pelo contrário. Eu fui muito bem recebida e acolhida por todos”, declarou.

Whatsapp Image 2022 06 15 At 14.25.17
Dona Silene agradeceu pelo carinho que recebeu nos bastidores do programa. (Foto: Reprodução/TV Globo)

“Para quem não sabe, Talitha foi um instrumento para que eu pudesse ter a oportunidade de ser apresentada a vocês e sou muito grata por isso. Eu jamais poderia vir aqui para incitar ódio a uma pessoa que, na minha concepção, não teve a intenção de reproduzir qualquer tipo de violência”, defendeu a especialista em cocadas.

Continua depois da Publicidade

A cozinheira também pediu pelo fim dos ataques à Talitha: “Então, eu peço a todos, que não a ataquem. A todos vocês que estão chegando agora, vão me conhecer e saber que eu sou da paz. Meu propósito não é guerra!”. Dona Silene também direcionou suas palavras a Manoel Soares, cuja reação à cena ao vivo viralizou na web. “Quero deixar também a minha gratidão e meu abraço para o Manoel pela gentileza e todo cuidado que teve. Um beijo a todo e sintam-se abraçados”, concluiu ela. Leia abaixo:

Whatsapp Image 2022 06 15 At 14.24.39
Dona Silene se manifestou sobre o suposto racismo estrutural que teria presenciado no “É de Casa”. (Foto: Reprodução/Instagram)

Entenda o caso

O episódio ocorreu no “É de Casa” do último sábado (11) e rendeu uma série de discussões nas redes sociais. A convidada Silene ensinou a fazer sua receita de cocada ao vivo. Já no final do programa, Talitha Morete, em pé, passou um prato para a cozinheira, pediu que ela se levantasse e ela mesma servisse a todos os presentes. “Silene, a dona da cocada, vai fazer as honras da casa e servir todo mundo. Por favor… Pode oferecer, que está todo mundo querendo a sua cocada”, disse a apresentadora.

Continua depois da Publicidade

Entretanto, Manoel Soares usou de sua sutileza e não deixou que Silene – única mulher negra entre os nove presentes – fosse a pessoa a servir os convidados. “Vamos fazer o seguinte? Eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar pra quem eu vou servir, porque você não vai servir ninguém”, declarou o apresentador, pegando o prato logo na sequência e assumindo a função. Assista:

O gesto de Manoel viralizou e foi exaltado na web. O último post do apresentador no Instagram ficou repleto de comentários enaltecendo sua postura. “Manoel, obrigado pela sua delicadeza com a Silene! É necessário romper com a lógica que brancos insistem em não enxergar. Você é gigante!”, opinou uma conta. “Agradeço por sua nobreza, dignidade e postura de hoje. Ganhei um novo gás para minha semana”, disse um outro perfil. “Abraça a Silene por mim e fala ‘tamo junto’. Que Deus abençoe”, pediu um terceiro usuário.

Manoel Soares Cocada
A reação de Manoel Soares à cena do ‘É de Casa’ rendeu muitos elogios ao apresentador. (Fotos: Reprodução/Instagram)

Já a atitude de Morete foi alvo de uma série de críticas, indicando esse reflexo do racismo estrutural. Diante disso, nesta terça (14), a apresentadora se pronunciou sobre o assunto. “Antes de vir aqui, a primeira coisa que fiz foi falar com a dona Silene e pedir desculpas para ela”, avisou Talitha no Instagram. “Eu também preciso me desculpar com todas as pessoas, com o meu público, pela minha fala. Errei e não há nada a ser dito para justificar ou minimizar esse erro, a não ser me desculpar”, reconheceu ela.

Continua depois da Publicidade

“Desde sábado eu tenho refletido sobre o ocorrido. Eu tenho refletido sobre o lugar que ocupei nesse contexto”, continuou a apresentadora. Ela escreveu que se compromete com a mudança e agradeceu ao colega de programa, Manoel Soares. “Como ser humano, como comunicadora, quero transformar esse episódio em aprendizado e num compromisso de vigília antirracista constante. É isso o que posso e devo fazer. Aproveito para agradecer ao meu colega Manoel Soares pela sensibilidade e o cuidado com a dona Silene”, ponderou.

Morete finalizou as desculpas com uma mensagem de esperança: “É muito importante quando estamos num grupo diverso que comprova como o mundo pode ser melhor quando inclui a todos. Muito obrigada”. Confira a publicação na íntegra:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Talitha Morete (@talithamorete)

Manoel Soares, também apresentador do “É de Casa” e que interveio na situação do programa, deixou um comentário bastante reflexivo na postagem de Talitha. “Acho que o mais importante é Dona Silene estar bem diante de toda essa repercussão. Em segundo lugar, você não só entender, mas internalizar a compressão do fato garantindo que isso não se repetirá, nem com você, nem perto de você”, escreveu.

Continua depois da Publicidade

Manoel pontuou que em outros momentos também pôde encarar os próprios preconceitos com o apoio de Morete: “Inúmeras vezes você e as outras colegas de apresentação me ajudaram a mapear e reduzir meu machismo estrutural, sou grato por isso, assim como deve existir em você agora uma gratidão por essas pessoas que muitas vezes de forma ácida apontam o rumo certo de comportamento racial”.

“Sei que a internet é agressiva às vezes, já fui alvo, nessas críticas tem dores que vão além de além de você e quem vem antes de você, meu desejo é que o resultado desse episódio seja pedagógico e construtivo não só para você, mas para o Brasil”, declarou Soares. “Você é minha amiga e vamos estar juntos nas telas da vida buscando sempre nossa evolução diária como pessoas e comunicadores. Beijo no coração”, concluiu ele.

Whatsapp Image 2022 06 14 At 14.18.00
Manoel Soares se posiciona sobre ato de racismo estrutural de colega. (Foto: Reprodução/Instagram)