O “Conversa com Bial” desta quinta-feira (1º) conta com a participação do governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Durante a entrevista, o político falou abertamente sobre sua sexualidade pela primeira vez, e afirmou publicamente que é gay, levando em conta a importância de seu posicionamento.
“Eu nunca falei sobre um assunto que eu quero trazer pra ti no programa, que tem a ver com a minha vida privada e que não era um assunto até aqui porque se deveria debater mais o que a gente pode fazer na política, e não exatamente o que a gente é ou deixa de ser”, afirmou ele, ressaltando que atualmente é preciso colocar essa questão em pauta. “Nesse Brasil com pouca integridade a gente precisa debater o que se é”, mencionou.
Então, Eduardo contou sobre sua orientação sexual para Pedro Bial, com todas as palavras, reforçando não ter vergonha ser quem é. “Eu sou gay. E sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso”, pontuou ele. Assista ao trechinho abaixo:
Ver essa foto no Instagram
A divulgação do trecho da entrevista repercutiu muito nas redes sociais, rendendo uma série de mensagens de apoio a Eduardo – que tornou-se o primeiro governador abertamente LGBTQIA+ do Brasil. “O Eduardo Leite revelou hoje sua orientação sexual (gay) e não negou sua identidade. Diferenças políticas não podem nos impedir de parabenizá-lo pela coragem, ainda mais em tempos de conservadorismo e preconceito. Que seja bem recebido no Vale”, escreveu o jornalista George Marques.
https://twitter.com/GeorgMarques/status/1410760074595901441?s=20
Colegas de partido, como João Doria, também parabenizaram o político pela coragem. “Admiração e respeito ao meu amigo”, escreveu o governador de São Paulo. Mas houve mensagens de apoio até mesmo de personalidades de outros espectros políticos, como Luciana Genro – deputada estadual e uma das fundadoras do PSOL. “Quero parabenizar o governador Eduardo Leite pela atitude corajosa de falar sobre sua orientação sexual. Atitude necessária para ajudar LGBTs que lutam pelo fim da discriminação”, afirmou ela.
Confira mais reações abaixo:
Admiração e respeito ao meu amigo @EduardoLeite_
— João Doria (@jdoriajr) July 2, 2021
Quero parabenizar o governador @EduardoLeite_ pela atitude corajosa de falar sobre sua orientação sexual. Atitude necessária para ajudar LGBTs que lutam pelo fim da discriminação. 🏳️🌈
— Luciana Genro (@lucianagenro) July 2, 2021
https://twitter.com/brunopinheiro_l/status/1410754994924568577?s=20
Bem-vindo, @EduardoLeite_ 🌈 "Tenho orgulho dessa integridade de poder aqui dizer também sobre a minha orientação sexual, quem eu sou, embora devêssemos viver num país em que isso fosse uma não-questão, mas, se é, está aqui claro – disse ele a Pedro Bial." https://t.co/HLvVeu5ycl
— Thiago Amparo (@thiamparo) July 2, 2021
Há 30 anos, seria algo improvável, inimaginável. Hoje, Eduardo Leite só pode ser um político (e futuro candidato à presidência) abertamente gay porque teve uma galera que tomou muita porrada.
Que a atitude contribua para o avanço de pautas LGBTQIA+
No mais, bem-vindo ao vale!🏳️🌈 pic.twitter.com/K6B8sWAdg1
— Marcus Soares 🏳️🌈 (@marcusesoares) July 1, 2021
https://twitter.com/_leticamargo/status/1410759401028337664?s=20
Durante o “Conversa com Bial”, Eduardo Leite também falou sobre as prévias do PSDB para as eleições à presidência da República. O programa vai ao ar na madrugada, logo após o “Jornal da Globo”.