Ricardo x Camila (Globo; Mauricio Fidalgo/ Globo; Estevam Avellar Globo; Cesa)

Ricardo Waddington, chefão da Globo, detalha exigências de Camila Queiroz para filmar “Verdades Secretas 2”: “Em 39 anos, nunca vi nada parecido”

A saída de Camila Queiroz da TV Globo continua dando o que falar… Após a emissora quebrar o protocolo e rebater cinco “fake news” que ecoaram nas últimas semanas sobre o desligamento da atriz, Ricardo Waddington, diretor de entretenimento da plim plim, também falou sobre o assunto. Em entrevista para a coluna de Tony Goes, do jornal Folha de São Paulo, o profissional afirmou que “em 39 anos de trabalho na Globo, nunca viu exigências como as de Queiroz”, e ainda deu detalhes do que foi que ela pediu.

Como motivo inicial da saída, a emissora apontou “demandas contratuais inaceitáveis” vindas de Camila, que culminaram no afastamento da atriz. A história foi confirmada por Ricardo. “Para estender seu contrato por apenas sete diárias a mais, Camila Queiroz fez um conjunto de exigências que não existe no mundo da produção audiovisual. Ela queria alterar o desfecho da Angel [personagem de ‘Verdades Secretas 2’]. O Tony Ramos não pode fazer isto, a Fernanda Montenegro não pode fazer isto”, disse.

Com a pandemia da Covid-19, muitas produções ficaram atrasadas, por isso, segundo a própria Globo, foi necessário prorrogar as gravações, inclusive da trama de “Verdades Secretas 2”. No entanto, a emissora e a atriz não chegaram a um acordo para assinar a extensão contratual necessária para a conclusão das cenas de Angel.

Camila assinou contrato recente com a Netflix e está à frente do reality “Casamento às Cegas Brasil“, ao lado do marido Klebber Toledo. Questionado se a parceria com a gigante do streaming ajudou no “término” da atriz com a Globo, o diretor negou. “Independentemente do que aconteceu na relação contratual de Camila conosco, o que motivou sua saída da emissora foram as exigências que ela fez para cumprir uma extensão de apenas sete diárias. Todo o resto do elenco concordou em fazer. Não teve uma única pessoa que dissesse ‘ah, não, não vou fazer sete diárias’”, explicou.

Angel2
Angel, personagem de Camila Queiroz, não estará presente no desfecho de “Verdades Secretas II”. (Foto: Reprodução/GloboPlay)

“Isso não existe. Nós somos profissionais. Protegemos com a nossa vida o que a gente faz. ‘O show não pode parar’ não é uma figura de linguagem. É a lei do que nós fazemos. O cara vai lá com febre, doente, a mãe morreu, mas ele sobe no palco e entrega o que tem que entregar”, continuou.

Ricardo Waddington entrou para a emissora em 1982, como assistente de direção, e logo se tornou diretor geral. Depois se tornou diretor de núcleo e, agora, foi promovido a diretor de entretenimento, comandando os Estúdios Globo. Na nova função, ele também é responsável por supervisionar a contratação de todos os talentos artísticos, o que inclui atores, diretores, roteiristas e apresentadores.

Ricardo é diretor de entretenimento da Globo. (Foto:Globo/Zé Paulo Cardeal)
Ricardo é diretor de entretenimento da Globo. (Foto:Globo/Zé Paulo Cardeal)

Segundo ele, além de alterar o final previsto para a personagem e exigir estar numa eventual terceira temporada, Camila queria o poder de aprovar a campanha de lançamento de “Verdades Secretas 3”: “A campanha publicitária não é de responsabilidade dos Estúdios Globo. Nem eu tenho como garantir nada para ela. A campanha obedece a uma lógica de marketing, e temos especialistas que estabelecem essa lógica. Eu tenho 39 anos de Globo, 39 anos que eu trabalho com elencos, e nunca havia visto nada parecido”.

Continua depois da Publicidade

Relembre o caso

A TV Globo anunciou no dia 17 de novembro, que Camila Queiroz deixou o elenco de “Verdades Secretas 2”, novela em exibição atualmente pelo Globoplay. Em comunicado enviado ao hugogloss.com, a emissora informou que as gravações da trama, previstas para encerrarem em 10 de novembro, quarta-feira, tiveram de ser ampliadas em sete dias.

Foi a partir daí que, de acordo com a Globo, a atriz teria feito algumas exigências para assinar a extensão de contrato necessária à gravação das cenas finais. “Camila Queiroz quis determinar o desfecho da personagem Angel e exigiu um compromisso formal de que faria parte de uma eventual terceira temporada da obra“, apontou o canal, que considerou essas e outras demandas, como “inaceitáveis“.

Assets Fotos 790 Giovanna Agatha Moreira E Angel Camila Queiroz
Camila em imagem de divulgação da novela. (Foto: Pedro Pinho)

Por fim, a emissora carioca decidiu concluir a trama de Walcyr Carrasco sem a participação da protagonista. “A novela seguirá sendo gravada e as cenas serão adaptadas para que seja mantida a essência da trama“, prometeu a TV Globo. Confira a íntegra do comunicado:

“Impactado pelos rigorosos protocolos adotados durante a pandemia, o período de gravação da obra, previsto para terminar no último dia 10, teve que ser ampliado por sete dias. Para assinar a extensão de contrato necessária à gravação das cenas finais da novela, Camila Queiroz quis determinar o desfecho da personagem Angel e exigiu um compromisso formal de que faria parte de uma eventual terceira temporada da obra, além de outras demandas contratuais inaceitáveis.

A Globo, então, decidiu concluir Verdades Secretas 2 sem a participação da atriz. A novela seguirá sendo gravada e as cenas serão adaptadas para que seja mantida a essência da trama”. 

Continua depois da Publicidade

Pronunciamento de Camila

A intérprete de Angel também deu sua versão sobre o fim da sua trajetória em “Verdades Secretas 2”. Camila reforçou que cumpriu todo o cronograma do seu contrato inicial, e destacou principalmente sua insatisfação com os rumos da sua personagem na produção. Segundo ela, as decisões criativas não eram as mesmas acordadas com ela quando aceitou o convite para reprisar o papel. “A sinopse que lhe foi entregue era totalmente diferente dos rumos que a história tomou após o inicio das gravações. Mesmo assim, a atriz continuou gravando confiante de que o teor da trama seria encaminhado para o final original que havia sido combinado desde o princípio”, afirmou um comunicado.

A nota ainda rebateu a emissora, alegando que eles é quem teriam oferecido um contrato para que Queiroz voltasse numa terceira temporada da novela. Para a atriz, sua saída seria uma “punição” da TV Globo por conta do fim de seu contrato a longo prazo com o canal. “A atriz entende que esses últimos acontecimentos deixam claro que a empresa tentou puni-la exclusivamente pelo fato de ter tomado a decisão unilateral de readequar o formato de seu contrato com TV Globo no passado, decisão essa que não partiu da empresa, como foi divulgado à época”, acusou.

Angel Verdades Secretas
Camila Queiroz negou ter dado atestado para não comparecer nas gravações do desfecho de Angel em “Verdades Secretas 2”. (Foto: Reprodução/Globoplay)

Em seu Twitter, Camila Queiroz  ainda rebateu especulações de que ela teria dado atestado médico no último dia da gravação para não participar das filmagens. Junto com a foto que tirou no dia em que foi hospitalizada, a estrela escreveu: “Não, Leo Dias, eu não ‘meti’ atestado. Eu estava há mais de 10 dias tendo crise de estômago e como sempre priorizei o meu trabalho, não tinha ido ao médico ainda. O que aconteceu foi que a crise se agravou e eu precisei tomar soro com medicação na veia. Nessas horas vocês poderiam ouvir os dois lados antes de publicarem isso dando a entender que eu menti sobre a minha própria saúde, né?”.

Em seu Instagram, ela ainda fez um desabafo emocionado sobre o momento difícil. Para contornar a saída da protagonista, a emissora já teria pensado em desfechos para “Verdades Secretas 2”.