(Foto: Reprodução/Instagram)

Free Britney: Pai da cantora quebra silêncio após ser removido de tutela: “Uma perda para Britney”

Depois de 13 longos anos, a liberdade finalmente cantou para Britney Spears! Nesta quarta-feira (29), a juíza Brenda Penny, do Tribunal Superior de Los Angeles, retirou Jamie Spears do controle da conservadoria da filha. A popstar, agora, terá como tutor, John Zabel, contador público nomeado pela própria artista para supervisionar suas finanças temporariamente.

O patriarca já havia desistido de ser tutor, mas sua saída estava prevista para acontecer somente em audiência marcada para janeiro do próximo ano. No entanto, Britney solicitou à Justiça norte-americana a antecipação do fim da tutela do pai, e foi atendida pela juíza. Nesta quinta-feira (30), Jamie emitiu um comunicado, através de sua advogada Vivian Thoreen, sobre a decisão.

Continua depois da Publicidade

“Sr. Spears ama sua filha Britney incondicionalmente. Por treze anos, ele tem tentado fazer o que é melhor para ela, seja como tutor ou como pai. Isso começou com a concordância em servir como tutor quando ela voluntariamente entrou na conservadoria. Isso incluiu ajudá-la a relançar sua carreira e restabelecer um relacionamento com seus filhos”, começou o texto, enviado à revista Variety.

“Quem já tentou ajudar um membro da família a lidar com problemas de saúde mental, pode apreciar a enorme quantidade de preocupação diária e trabalho que isso exige. Para o Sr. Spears, isso também significava morder a língua e não responder a todos os ataques falsos, especulativos e infundados sobre ele, feitos por parte do público, mídia ou, mais recentemente, pelo próprio advogado de Britney”, continuou a nota.

#freebritney Protest West Hollywood, Ca
Fãs ao redor do mundo se solidarizaram com a história, tomando as redes sociais e até mesmo as ruas com o movimento #FreeBritney. (Foto: Getty)

Na sequência, a defesa de Jamie julgou a troca de tutores de Britney como sendo um erro: “Esses fatos tornam o resultado da audiência de ontem ainda mais decepcionante e, francamente, uma perda para Britney. Respeitosamente, o tribunal errou ao suspender o Sr. Spears, colocar um estranho em seu lugar para administrar a propriedade de Britney e estender a mesma tutela que Britney implorou ao tribunal para encerrar no início deste verão”.

“Mais uma vez, foi o Sr. Spears quem tomou a iniciativa de arquivar a petição para encerrar a tutela quando nem o ex-advogado de Britney, nomeado pelo tribunal, ou seu novo advogado privado fariam isso. Foi o Sr. Spears quem pediu ao tribunal na audiência de ontem para encerrar imediatamente a tutela, enquanto o próprio advogado de Britney argumentou contra isso”, pontuou ainda.

Por fim, veio a mensagem de que, independente dos recentes atritos, Jamie sempre buscará manter um bom relacionamento com a cantora. “Apesar da suspensão, o Sr. Spears continuará a zelar pelos melhores interesses de sua filha e a trabalhar com boa-fé para uma resolução positiva de todas as questões”, encerrou o comunicado, assinado por Thoreen.

Entenda o caso da tutela de Britney

Em 2008, Britney Spears passou a viver sob tutela gerenciada por seu pai, Jamie Spears, e desde então a estrela não tinha mais controle sobre sua própria trajetória. Em setembro do ano passado, um juiz nomeou a gestora Jodi Montgomery como tutora temporária de questões pessoais da artista, depois que seu pai deixou o cargo, alegando “razões pessoais de saúde”. Jamie ainda era responsável por controlar a parte financeira da vida da filha, até agora.

Nos Estados Unidos, o status de tutela é decretado por um tribunal para pessoas incapazes de tomar decisões por si mesmas. No caso da cantora, ela passou por um período conturbado em 2007, devido ao descontrole do uso de substâncias ilegais e bebidas alcoólicas, tendo como resultado diversos problemas na Justiça, principalmente em relação à guarda dos filhos.

Britney Spears (4)
Britney Spears foi medicada por oito anos contra sua vontade. (Foto: Getty)

Preocupados com o bem-estar da estrela, fãs de todo o mundo tomaram as redes sociais e até mesmo as ruas com o movimento #FreeBritney. A campanha atingiu o topo dos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil e no globo, e continua sendo um tema recorrente na mídia. A diva pop também chocou o mundo em junho deste ano, quando falou pela primeira vez no tribunal, e denunciou vários abusos que sofreu durante o período em que esteve sob a interferência direta de Jamie Spears. Saiba todos os detalhes e entenda a briga judicial, clicando aqui.