Rs 1024x759 190305134212 1024 Britney Spears Father Jamie.cl.030519

Caso Britney Spears: Após 13 anos, Justiça suspende Jamie Spears da função de tutor; saiba detalhes

Depois de 13 longos anos, a liberdade finalmente cantou para Britney Spears! Nesta quarta-feira (29), a juíza Brenda Penny, do Tribunal Superior de Los Angeles, retirou Jamie Spears do controle da tutela da filha. Segundo o BuzzFeed, durante uma audiência na tarde de hoje, a magistrada decidiu que o pai da cantora deve deixar o posto imediatamente. O #FreeBritney já é uma realidade, meu povo!

Jamie já havia desistido de ser tutor, mas sua saída estava prevista para acontecer somente em audiência marcada para janeiro do próximo ano. No entanto, Britney solicitou à Justiça norte-americana a antecipação do fim da tutela do pai, e foi atendida pela juíza. “Esta situação não é sustentável… Esta situação é tóxica”, disse Brenda Penny ao decidir pela suspensão do patriarca.

Agora, John Zabel substitui Jamie Spears no papel de tutor. Zabel é contador público e foi nomeado pela própria Britney para supervisionar suas finanças temporariamente.

O novo desdobramento marca um momento crucial na busca da princesinha do pop para se libertar da tutela, que deu a seu pai as rédeas de seus assuntos pessoais, negócios e fortuna. “Britney Spears merece acordar amanhã sem seu pai como tutor”, argumentou o advogado de Britney, Mathew Rosengart, no tribunal. Na audiência de janeiro será decidido se a cantora continuará ou não a ser tutelada.

Em uma declaração divulgada na última semana, Rosengart já havia dito que eles consideravam a remoção de Jamie Spears como “um pré-requisito para a restauração imediata da dignidade e direitos fundamentais de Britney”. Um dos motivos alegados pela cantora para acelerar o rompimento é que a situação da tutela do pai a impediria de assinar um acordo pré-nupcial com seu noivo, o modelo Sam Asghari.

Britney Spears Sam Asghari
Britney Spears e Sam Asghari anunciaram o noivado recentemente. (Foto: Getty)

Após o anúncio da juíza, Asghari comemorou a notícia em suas redes sociais. “Free Britney! Parabéns!”, Sam escreveu. Em seguida o modelo publicou uma foto de sua mão segurando a de Britney, enquanto a amada mostrava o anel – chiquérrimo – de noivado. Sam também compartilhou a foto de uma leoa, com os dizeres: “Ela fez isso. Sua base de fãs é chamada de exército por um motivo”. Awn!

Sam Asghari, noivo de Britney, comemorou a vitória. (Foto: Reprodução/Instagram)
Sam Asghari, noivo de Britney, comemorou a vitória. (Foto: Reprodução/Instagram)

No início deste mês, a CNN norte-americana relatou que Jamie Spears havia preenchido uma petição para a Justiça colocar um fim na tutela de Britney Spears. Em meio aos vários rumores de que o patriarca estava tentando extorquir a filha para deixar o cargo de tutor, o advogado da estrela, Mathew Rosengart, apontou que Jamie teria tomado tal iniciativa por medo da prestação de contas de tudo que foi gasto nos últimos anos com o dinheiro da artista, além das acusações de abusos feitas por Britney recentemente.

Segundo os documentos que vieram à tona, Jamie Spears mudou o argumento de seus discursos nos últimos anos, e pela primeira vez alegou que a filha não precisaria mais da tutela. “Eventos recentes relacionados a esta tutela colocaram em questão se as circunstâncias mudaram a tal ponto que os fundamentos para o estabelecimento de uma tutela podem não existir mais”, disse. “Como o Sr. Spears disse várias vezes, ele só quer o melhor para sua filha. Se a Sra. Spears deseja encerrar a tutela e acredita que ela pode cuidar de sua própria vida, o Sr. Spears acredita que ela deveria ter essa chance”, completou.

Britney Spears E O Pai Jamie Spears 1624554558099 V2 450x337
Britney Spears acusou o pai, Jamie Spears, de impor uma série de exigências absurdas por conta da tutela. (Foto: Reprodução)

Em entrevista para a NBC, Mathew Rosengart alegou que as intenções de Jamie Spears em encerrar a tutela o quanto antes e de forma repentina seriam outras. “Tendo exposto sua má conduta e o plano impróprio para manter sua filha como refém ao tentar extrair um acordo multimilionário, o Sr. Spears agora efetivamente se rendeu. Não há acordo”, afirmou o profissional, referindo-se às tentativas de extorsão do pai da cantora.

Continua depois da Publicidade

Entenda o caso da tutela de Britney

Em 2008, Britney Spears passou a viver sob tutela gerenciada por seu pai, Jamie Spears, e desde então a estrela não tem mais controle sobre sua própria trajetória. Em setembro do ano passado, um juiz nomeou a gestora Jodi Montgomery como tutora temporária de questões pessoais da artista, depois que seu pai deixou o cargo, alegando “razões pessoais de saúde”. Jamie ainda era responsável por controlar a parte financeira da vida da filha, até agora.

Nos Estados Unidos, o status de tutela é decretado por um tribunal para pessoas incapazes de tomar decisões por si mesmas. No caso da cantora, ela passou por um período conturbado em 2007, devido ao descontrole do uso de substâncias ilegais e bebidas alcoólicas, tendo como resultado diversos problemas na Justiça, principalmente em relação à guarda dos filhos.

Britney Spears (4)
Britney Spears foi medicada por oito anos contra sua vontade. (Foto: Getty)

Preocupados com o bem-estar da estrela, fãs de todo o mundo tomaram as redes sociais e até mesmo as ruas com o movimento #FreeBritney. A campanha atingiu o topo dos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil e no globo, e continua sendo um tema recorrente na mídia. A diva pop também chocou o mundo em junho deste ano, quando falou pela primeira vez no tribunal, e denunciou vários abusos que sofreu durante o período em que esteve sob a interferência direta de Jamie Spears. Saiba todos os detalhes e entenda a briga judicial, clicando aqui.