Naya Rivera morre aos 33 anos; Polícia dos EUA confirma: corpo encontrado em lago é da atriz de Glee — saiba detalhes

Após cinco dias de buscas, o corpo da atriz Naya Rivera foi encontrado nesta segunda-feira (13), no Lago Piru, na Califórnia. A estrela de “Glee”, de 33 anos, desapareceu na última quarta (8), quando saiu com o filho de quatro anos, Josey Hollis Dorsey, em um barco alugado por ela — a criança foi encontrada sozinha pelas autoridades.

Durante coletiva de imprensa feita às 18h (Horário de Brasília), o xerife Bill Ayub revelou que o corpo da atriz foi encontrado boiando na superfície do lago. “Baseado na sua localização, nas características físicas do corpo, nas vestimentas e na sua condição física – assim como no fato de que não houve nenhuma outra pessoa desaparecida – estamos certos de que o corpo pertence à Naya Rivera. Ela foi encontrada na região noroeste do lago”, afirmou.

Para o oficial, Naya Rivera estaria nadando na região quando acabou se acidentando. (Foto: Getty)

Segundo Ayub, o corpo será encaminhado para uma autópsia que determinará a causa de sua morte, mas o oficial confirmou que não há indícios de suicídio. Em seu pronunciamento, Ayub ainda mandou condolências à família Rivera, assim como os sentimentos aos seus amigos e milhões de fãs.

O xerife também deu mais detalhes das investigações, citando o relato do pequeno Josey de quando viu a mãe sumindo na água. “Por conversas que tivemos com Josey, sabemos que Naya e o filho estavam nadando juntos no lago. Em algum ponto dessa jornada, ele recebeu a ajuda de Naya para subir no barco. Ele contou aos investigadores que olhou para trás, e a viu desaparecendo”, declarou Ayub, explicando que a região é “muito difícil para mergulhadores por causa dos detritos no fundo”. Assista ao vídeo aqui:

No início da tarde de hoje, a equipe responsável pelo resgate da atriz havia anunciado que um corpo tinha sido encontrado no lago, e que sua retirada já estava em andamento. A polícia do condado de Ventura, então, organizou a coletiva de imprensa para divulgar mais detalhes ao público – confirmando posteriormente a identidade de Naya Rivera.

Segundo o Los Angeles Times, o lago Piru é notório pelos diversos casos de afogamento, graças às condições do local: as temperaturas baixas podem sobrecarregar os nadadores, e os ventos fortes são suficientemente poderosos para virar um barco pequeno.

Naya com o filho, Josey (Foto: Getty)

O antigo gerente do parque, Douglas West, disse que já houve muitos afogamentos durante seus 23 anos lá. A maioria envolvia nadadores inexperientes, que não usavam colete salva-vidas, e eram muito confiantes sobre suas habilidades de nadar em áreas restritas do lago. “A única coisa que eu posso enfatizar é que se os nadadores estão na água, eles precisam usar um dispositivo para flutuar, mesmo que saibam como nadar. Isso salvará a vida deles”, afirmou West.

O oficial Chris Dyer, da delegacia de Ventura County, disse na quinta (9) que Rivera já tinha estado no lago antes, apesar de suas habilidades como nadadora serem desconhecidas. Ela deixou o colete salva-vidas no barco.

Acidente é a hipótese mais provável

Em entrevista para a revista People, o sargento Kevin Donoghue, que coordenava as buscas, revelou que não há qualquer indício para acreditar que Naya tenha se suicidado. “Entrevistamos o filho dela e concluímos não há nada que sugerisse que isso era suicídio. Tudo o que investigamos até agora leva a crer que seja algum tipo de acidente de lazer na água”, explicou ele, neste fim de semana.

Autoridades acreditam que a morte de Naya Rivera tenha sido mesmo fruto de um acidente no Lago Piru. (Foto: Getty)

Apesar dessa primeira conclusão, o oficial admitiu que o caso ainda deixa muitas dúvidas no ar. “Dizer definitivamente o que realmente aconteceu, não conseguimos dizer. Nós simplesmente não sabemos, é um mistério. Ainda estamos investigando, pesquisando. Estamos tentando descobrir pistas à medida que avançamos. Mas até agora, realmente não temos muitas informações para adivinhar o que poderia ter acontecido”, ponderou.

Última publicação de Naya no Instagram foi na terça (7), junto com o filho. “Apenas nós dois”, diz a legenda. Foto: Reprodução/Instagram

Família de Naya em choque

De acordo com a People, família e conhecidos de Naya estavam completamente chocados com a situação. “Todo mundo está incrédulo”, disse uma fonte à revista, acrescentando que algumas semanas atrás, a atriz estava “feliz, ocupada, vivendo a vida”. “Tempos atrás, a vida dela era toda sobre a carreira. Era sobre atuar, cantar, usar a plataforma dela para direitos iguais, empoderamento, anti-bullying — eu acho que as prioridades dela mudaram. Ela trabalhar menos não é porque não quer trabalhar, mas ela é uma mãe. O filho vem em primeiro lugar. Isso é aparente em tudo que ela posta e faz. Tudo é sobre o filho”, acrescentou o informante.

Um colega de apartamento de Ryan Dorsey, ex-marido de Naya e pai de Josey, contou que o ator correu para encontrar o filho assim que soube do ocorrido. “Ryan foi para lá assim que o filho deles foi encontrado, para cuidar dele. Ele já tinha ido embora quando eu cheguei em casa na quarta-feira”, disse ao DailyMail. “Naya estava em Los Angeles trabalhando, mas eu não sei onde ela estava morando. […] Naya não estava em contato com [Ryan]. Ela não contou a ele o que estava fazendo. Ele não tinha ideia”, acrescentou.

Homenagem

Mais cedo, ainda nesta segunda-feira (13), um grupo de pessoas foi visto às margens do Lago Piru, de mãos dadas, olhando para as águas. O registro da homenagem foi feito pela emissora ABC e, para alguns fãs, essas pessoas seriam familiares de Naya, e antigos colegas de elenco em “Glee”. Internautas reconheceram Heather Morris, Amber Riley, Kevin McHale e Chris Colfer. Dá uma olhada:

Entenda o caso trágico

A atriz de “Glee”, Naya Rivera, de 33 anos, foi dada como desaparecida na noite de quarta-feira (8). A interprete de Santana Lopez sumiu após um passeio de barco no Lago Piru, Califórnia, com o filho de 4 anos, Josey Hollis. A criança está sob cuidado dos demais familiares.

Em coletiva de imprensa, o xerife do condado de Ventura, Eric Buschow, informou que oficiais estavam em busca de uma “possível vítima de afogamento”. A equipe policial atendeu a um chamado de um velejador, que disse ter visto um garoto dormindo num barco, desacompanhado de adultos.

Josey foi encontrado vestindo seu colete salva-vidas, e explicou à polícia que foi nadar com sua mãe, mas que ela nunca retornou. Ainda na embarcação, foram encontrados pertences de Rivera, como uma bolsa com documentos, e um colete salva-vidas de tamanho adulto.

Segundo um comunicado emitido pela polícia de Fillmore, Naya também foi procurada por volta das 16h38 (horário local) por trabalhadores da marina, que estranharam o atraso na devolução do barco locado às 13h, por um período de no máximo três horas.

Contando com ajuda de helicópteros, drones, embarcações e equipes de mergulho, as buscas aconteceram ao longo da tarde, e foram suspensas por volta das 23h, ao anoitecer. A investigação prosseguiram ao amanhecer de quinta-feira (9), na região, segundo publicação feita na conta oficial do Twitter da polícia de Ventura.

Em entrevista à CBS, o xerife Buschow explicou os motivos da pausa durante a procura. “Há muitos desafios em um reservatório desse tamanho, às vezes por conta da visibilidade. Ainda não tenho detalhes sobre a profundidade da área onde o barco foi encontrado ou quais condições eles encontram por aí”. A emissora afirmou ainda que o carro de Naya foi encontrado estacionado próximo ao local de aluguel de barcos.

A última atualização nas redes sociais de Naya foi feita na terça-feira (7). A atriz publicou uma foto dando um beijo no filho, e escreveu na legenda: “Só nós dois”. Desde o desaparecimento, colegas de profissão de Rivera demonstraram preocupação e pediram pelas orações dos fãs em publicações emocionantes. Confira clicando aqui.

Relembre a carreira de Naya Rivera

Naya Rivera tinha 33 anos e era mãe do pequeno Josey Hollis Dorsey, fruto de seu casamento com Ryan Dorsey – de quem ela se divorciou em 2018. Aos quatro anos, a artista começou sua carreira atuando na sitcom “The Royal Family”, criada por Eddie Murphy. Apesar de ter passado por outras produções, como “Step Up: High Water” e o filme “Loucuras em Família”, sem dúvida, seu papel de maior destaque foi como Santana Lopez em “Glee”.

Naya Rivera deu vida à Santana Lopez em “Glee”. (Foto: Divulgação/FOX)

Na atração musical, seus vocais poderosos sempre foram um dos maiores destaques. Ao longo das temporadas da série, Naya entregou performances memoráveis, como as versões de “Smooth Criminal”, o mashup de “Rumour Has It” e “Someone Like You”, a apresentação de “Valerie” (que foi sua primeira vez cantando sozinha na produção), além de “If I Die Young”, que foi apresentada em homenagem a Finn, personagem Cory Monteith – que faleceu em 13 de julho de 2013.

A estrela foi indicada quatro vezes ao “ALMA Awards” (que reconhece artistas latinos e norte-americanos) e venceu três vezes: a primeira vitória em 2011, além de ter ganhado em mais duas categorias em 2012 – “Artista Favorita da Música” e de “Melhor Atriz de Comédia de TV”. Também com “Glee”, Naya foi indicada quatro vezes ao “SAG Awards”, e venceu em 2010 o prêmio de “Melhor Elenco de Série de Comédia”. Em 2014, ela e Lea Michele venceram juntas o prêmio de “Amigas Favoritas da TV”, no “People’s Choice Awards”.

O talento de Naya Rivera foi reconhecido diversas vezes, não apenas por fãs… (Foto: Getty)

Certamente, essa artista brilhante nos fará muita falta… Deixamos nossos sentimentos à família e aos amigos de Naya Rivera, com a certeza de que sua trajetória jamais será esquecida!