Anos após “Ecce Homo”, restauração transforma quadro barroco da Virgem Maria em desastre e vira meme — confira resultado e reações hilárias!

O conselho de Narcisa deveria ser levado mais a sério: “don’t touch, it’s art!”. Nesta semana, o quadro “Imaculada Conceição”, do artista barroco Bartolomé Esteban Murillo, viralizou nas redes sociais por um motivo… lamentável. Assim como a icônica “Ecce Homo”, a arte caiu nas mãos de um restaurador que, infelizmente, deixou o rosto da Virgem Maria todo desfigurado.

De acordo com o The Guardian, um colecionador de arte em Valencia, na Espanha, teria pago 1.200 euros (cerca de 7.000 reais) para que um restaurador de móveis fizesse uma limpeza e reparo na arte da Virgem Maria. Mas o que era para ser barroco, acabou se tornando algo mais para uma beleza abstrata — só barro mesmo. Foram duas as tentativas de corrigir os traços da arte… mas um resultado mais triste do que o outro. Dá uma olhada:

Agora confira de uma outra perspectiva:

Continua depois da Publicidade

Pobre Esteban Murillo, que deve estar se contorcendo neste momento… Como era de se esperar, internautas do mundo todo ficaram em choque com o retoque traumático no quadro. Imediatamente, todos se lembraram de uma outra restauração de Taubaté, na arte “Ecce Homo”, também da Espanha, que viralizou em 2018. A arte de Jesus Cristo também não foi poupada das pinceladas do caos. Olha só:

Mas muita gente tentou ver o lado positivo da coisa — se é que há algum. Um perfil, por exemplo, já entendeu o conceito por trás da arte: era só as diferentes fases da Virgem Maria! Ok, vamos fingir.

Teve também os que já pensaram nas comparações, para além da desastrosa “Ecce Homo”, como os que imaginaram que o trabalho de restauração nada mais era do que o efeito daquele aplicativo que muda o rosto das pessoas, sabe?

Outra arte inusitada, a estátua de Cristiano Ronaldo, também ficou emocionada ao passar o bastão para o novo meme artístico.

Continua depois da Publicidade

Alguns levantaram possibilidades sobre o que teria acontecido com a arte de Murillo… Por exemplo, será que quem estava por trás do quadro 3.0 da Virgem Maria seria o Mr. Bean?

Ou então, será que a senhorinha responsável pelo “Ecce Homo” entregou um novo item do seu portfólio?

Continua depois da Publicidade

De repente, foi um toque sutil do Expressionismo de Edvard Munch, de “O Grito”…

Fato é que podemos definir muito bem o que aconteceu: o sonho deu tudo errado!

Continua depois da Publicidade

Resposta dos experts

Como se sabe, essa não é a primeira vez que uma restauração tem um resultado desastroso. Por conta disso, os especialistas em conservação de arte na Espanha estão pedindo por um endurecimento nas leis e normas quanto à restauração de obras de arte. Fernando Carrera, professor na Escola de Conservação e Restauração de Bens Culturais da Galícia, defendeu que esses casos deveriam ser conduzidos apenas por profissionais treinados.

“Eu não acho que essa pessoa – ou essas pessoas – deveriam ser consideradas como restauradores”, disse ele. “Vamos ser honestos: eles são pessoas que fazem gambiarras e que fazem as coisas mal feitas. Eles destroem as coisas”, opinou ele, em entrevista ao The Guardian.

Em todo caso, olhamos e gritamos: ARTISTAS! Nem que seja só pela piada…