O caso do desaparecimento e assassinato da youtuber Gabby Petito chocou o mundo quando veio à tona, em setembro. Desde então, a investigação incluiu reviravoltas surpreendentes e uma busca não só por respostas, mas também pelo corpo da jovem e por seu ex-noivo, Brian Laundrie. No entanto, o que a polícia não esperava era que a investigação resultaria no desfecho de outros desaparecimentos.
Em meio à procura por Petito, Laundrie desapareceu após se recusar a cooperar com as investigações. Desde então, ele permanece foragido, mas denúncias de um episódio de violência doméstica e registros de transações feitas pelo rapaz com os cartões de banco da loira, depois que ela havia desaparecido, vieram a público. Foi então que a “caçada” se intensificou e a polícia acabou encontrando outros quatro corpos nos locais que Petito e Laundrie visitaram durante suas viagens — entre eles o de Robert “Bob” Lowrey.
O homem desapareceu em 20 de agosto, enquanto visitava o Parque Nacional Bridger-Teton, no Wyoming, onde os restos mortais de Gabby foram encontrados. Em circunstâncias muito parecidas com o caso da garota, o pai de dois filhos foi visto pela última vez na trilha Black Canyon, carregando uma mochila preta e uma barraca destruída. Ele viajou para Jackson Hole, no Wyoming, de sua cidade natal, Houston, no dia 19 de agosto, e não foi mais visto. A família de Bob o procurou por semanas, sem conseguir qualquer pista.
No entanto, após a repercussão estrondosa do desaparecimento e assassinato de Petito, o xerife do condado de Teton, Chad Sachse, finalmente teve acesso à dicas sobre os últimos movimentos de Lowrey. “A ampla cobertura de notícias da busca por Gabby Petito ajudou a trazer luz ao caso de Lowrey e resultou em pelo menos dois membros do público ligando para as autoridades locais com novas informações sobre seu possível paradeiro”, disse ele ao programa policial Dateline. “As novas informações colocaram Lowery na trilha Black Canyon, usando um boné de beisebol preto com um ‘P’ dourado e carregando uma mochila preta com o logotipo da Nike”, revelou.
Seguindo as novas pistas, as equipes de busca e resgate se dividiram em sete grupos e vasculharam a densa área arborizada ao redor do Black Canyon, trilha popular para caminhadas turísticas. Após quatro horas, um cão farejador localizou um cadáver e uma mochila preta da Nike significativamente afastada da trilha, em uma encosta íngreme. Os restos mortais eram compatíveis com Lowrey e, apesar da causa da morte ainda ser desconhecida, a família dele foi notificada.
Rumores e descobertas surpreendentes
As surpresas destes casos, no entanto, não pararam por aí. Em meio a rumores de que Laundrie estaria se escondendo em Yadkin Valley Overlook, na Carolina do Norte, um segundo corpo foi encontrado. Moradores locais então espalharam que o cadáver era do rapaz. No entanto, o FBI confirmou que não era o foragido, pois não havia evidências para conectar esta morte ao caso de Petito. Posteriormente, ele foi reconhecido como Josue Calderon, que segundo à polícia, foi esfaqueado até a morte.
A situação ficou ainda mais absurda quando um terceiro corpo foi descoberto. Enquanto procuravam por Brian, o FBI encontrou os restos mortais de Sara Bayard, de 55 anos, perto de uma rodovia no condado de El Paso, no Colorado. O local em questão apareceu no Instagram de Petito e Laundrie, já que o casal compartilhou cliques na cidade turística no mesmo dia em que Bayard foi dada como desaparecida.
Já na Califórnia, no deserto do Vale de Yucca, a polícia encontrou, supostamente, o corpo da chef Lauren Cho. A mulher de 30 anos estava desaparecida desde 28 de junho, mas seu caso ganhou força novamente na mídia após ser comparado ao desaparecimento e assassinato de Gabby. Infelizmente, as autoridades ainda não confirmaram se o corpo era, de fato, da jovem.
Por fim, um quarto corpo foi encontrado perto de uma lixeira em um supermercado Walmart em Mobile, Alabama, no dia 20 de setembro. Moradores locais estavam convencidos de que o cadáver era do foragido Brian Laundrie, já que as investigações começaram na mesma data em que o rapaz teria passado pela cidade. Eventualmente, a polícia descobriu que os restos mortais eram de um morador de rua não identificado e não tinham qualquer ligação com o caso de Petito.
Vale ressaltar, no entanto, que nenhum dos corpos encontrados ao longo das buscas tem qualquer relação com a morte de Gabby ou o desaparecimento de Laundrie.