Estados Unidos investigam restos humanos encontrados em roda de avião que decolou de Cabul, no Afeganistão; saiba detalhes

Desde a última segunda-feira (16), a situação aterrorizante no Afeganistão tem tomado a mídia internacional. Vídeos de cidadãos tentando escapar do regime extremista Talibã agarrados a uma aeronave dos EUA, viralizaram na web e o mundo se comoveu com o que vem acontecendo no país. Já nesta terça-feira (17), os Estados Unidos iniciaram uma investigação sobre restos humanos encontrados nos trens de pouso do avião, que partiu de Cabul, capital do país asiático, no domingo (15).

Segundo o jornal The Washington Post, a tripulação lutou para conseguir utilizar o trem de pouso e declarou uma emergência. Foi então que, durante a inspeção após pouso no Catar, na costa nordeste da Península Arábica, os militares encontraram um corpo no espaço das rodas da aeronave.

O avião em questão é um Boeing C-17 Globemaster III, veículo de transporte militar desenvolvido especialmente para a Força Aérea dos Estados Unidos. “A aeronave está atualmente apreendida para fornecer tempo para coletar os restos mortais e inspecionar a aeronave antes de retornar ao status de voo”, disse o comunicado da USAF (United States Air Force), divulgado pela emissora norte-americana CNN.

Ainda segundo o Escritório de Investigações Especiais da USAF, a apuração do episódio será rigorosa, para esclarecer os fatos ao qual se referiram como um “trágico incidente”. As autoridades norte-americanas disseram, ainda, que seus corações “estão com as famílias dos falecidos”.

Continua depois da Publicidade

Caos no Afeganistão

Este voo é o mesmo que apareceu no vídeo que viralizou nas redes sociais esta semana, no qual cidadãos aterrorizados se deslocaram até o Aeroporto Internacional Hamid Karzai e tentaram se agarrar à fuselagem da aeronave.

Nos registros, que ocorreram pouco depois da tomada de poder do grupo extremista — conhecido pelo terror estabelecido no Afeganistão entre 1996 e 2001, quando o Talibã instaurou uma visão rigorosa da lei islâmica (Sharia), impondo restrições sobre as mulheres, que eram proibidas de trabalhar e estudar —, é possível ver o avião das Forças Aéreas dos EUA cercado de pessoas, muitas tentando escalar a aeronave para escapar do país e, consequentemente, caindo para uma trágica morte. Que situação triste e desesperadora!

Continua depois da Publicidade

Continua depois da Publicidade

A cenas chocantes e perturbadoras, mostraram, também, inúmeras pessoas na pista de pouso e decolagens. As operações aéreas no país foram até suspensas por um período devido ao tumulto, mas retomadas horas depois. Até o momento, as autoridades norte-americanas ainda não divulgaram um balanço total das vítimas de tal decolagem ou confirmaram a informação de que uma pessoa foi esmagada sob as rodas do avião.