Ivan

Ivan Moré se manifesta sobre comentário machista, pede desculpas a Karen Jonz, e revela o que rolou nos bastidores; assista

Após fazer um comentário machista e levar uma invertida de Karen Jonz, Ivan Moré veio a público se manifestar. Em um vídeo postado nesta quarta-feira (28), no Instagram, o jornalista pediu desculpas e reconheceu que seu comentário foi equivocado. O apresentador relatou também que conversou com a própria skatista, que aceitou a retratação. Segundo ele, toda a situação gerou um aprendizado.

Esse vídeo é pra pedir desculpas primeiro pra Karen Jonz e pra todas as mulheres que, eventualmente, se sentiram ofendidas com uma pergunta que eu fiz ontem no programa no UOL. A Karen Jonz estava com a gente debatendo o skate, que é o esporte do momento, e a gente apresentou ela na discussão como quatro vezes campeã mundial de skate, como alguém que tá fazendo o maior sucesso, e é um hit nas mídias digitais pela espontaneidade dela“, começou o jornalista.

Ele, então, relatou o que aconteceu nos bastidores. “Ao fazer uma pergunta que foi passada no ponto aqui pra mim, o meu editor-chefe pede pra que eu pergunte como é que é ser esposa do Lucas, do Fresno, uma informação que eu não sabia. Eu falo que ela é conhecida no núcleo por ser esposa do Lucas. Cara, fui muito mal nessa colocação, eu errei e peço desculpas. Eu sabia que ela era conhecida porque ela foi apresentada como quatro vezes campeã. Tive uma colocação infeliz e isso gerou um aprendizado“, afirmou.

Continua depois da Publicidade

A gente vive numa sociedade que tem um machismo e racismo estruturais muito fortes, e eu sou homem, sou hétero, eu sou de um lugar de super privilégio e eu tenho a dimensão que eu tenho que ter cuidado ao fazer uma pergunta, independentemente se é ao vivo ou não, cuidado com essa colocação. Imediatamente após o que aconteceu, no ar eu já me expliquei, falei: ‘espera um pouquinho, me desculpa, eu acho que não coloquei a palavra tão bem’. O fato é que me expressei mal, peço desculpas pra Karen, eu mandei uma mensagem pra ela e ela falou: ‘Ivan, relaxa, tá tudo bem’“, disse ele.

Por fim, o apresentador afirmou que aprendeu com o que aconteceu. “Isso revela que todos nós precisamos continuar aprendendo, eu principalmente, justamente por esse lugar de privilégio que eu tenho e em nenhum momento quis ofender a Karen. A gente tem que aprender com os nossos erros e não repetir, foi exatamente essa a lição que eu pretendo tirar desse caso“, concluiu.

Continua depois da Publicidade

Karen também falou sobre o assunto em seu perfil do Instagram. “Vim falar que isso que aconteceu hoje na entrevista, levantou uma discussão importante que é: mesmo pessoas que têm cabeça aberta reproduzem o machismo ainda. E vão continuar reproduzindo se a gente ficar quieta e não chamar atenção. O Ivan me ligou hoje, pediu desculpa e acho que isso vai servir pra educar, não só ele, como muitas outras pessoas. Que a gente use isso pra melhorar. Apenas melhorem!“, pediu.

Continua depois da Publicidade

Entenda

Papo reto! Karen Jonz tem feito um sucesso danado como comentarista das Olimpíadas 2020 no SporTV, protagonizando declarações super espontâneas e cheias de conteúdo para as disputas esportivas. Convidada pelo UOL para falar sobre a repercussão de seu trabalho e outras pautas, a skatista precisou fazer uma correção certeira na introdução feita pelo apresentador Ivan Moré, que colocou em destaque o casamento da atleta com Lucas Silveira, vocalista da banda Fresno.

No programa “UOL News Olimpíada”, exibido nesta terça-feira (27), o jornalista mencionou o sucesso de Karen nas redes sociais por conta de seus comentários na TV, mas acrescentou que ela já era conhecida por causa de seu relacionamento. “Você tá virando um hit, você está viralizando. Você já é de um núcleo conhecido porque é casada com o Lucas, que é vocalista do Fresno”, começou Ivan.

Na mesma hora, Jonz fez questão de corrigir o apresentador a respeito de sua trajetória. “Não sou conhecida por ser casada com Lucas – sou conhecida por ser tetracampeã mundial e ser a primeira mulher a vencer o X Games”, disparou. Moré notou a “bola fora” e ainda tentou interromper a skatista, para demonstrar que tinha se expressado mal. “Na-na-na-não… desculpa!”, pediu. “O Lucas que é casado comigo no caso”, completou Karen com bom humor.

Continua depois da Publicidade

“Você citou o Lucas… Você também é mulher do Lucas, que é vocalista do Fresno, você tem uma filha que se chama Sky, que é um nome super diferente… Isso revela que você tem um outro ângulo de visão da vida, né?! Você enxerga a vida com uma lente diferente, você tá trazendo essa verdade agora pro momento, na internet”, continuou o jornalista, tentando explicar sua linha de raciocínio para perguntar como Karen tem encarado a repercussão de seus comentários na web.

Assista ao momento a partir de 47’41: