Chris Noth x Zoe Lister-Jones (Fotos: Getty)

Chris Noth: Zoe Lister-Jones, atriz de “Law and Order”, denuncia astro por assédio sexual em set da série; saiba detalhes

[Alerta Gatilho] Depois que uma reportagem da revista “The Hollywood Reporter” revelou duas acusações de abuso sexual contra Chris Noth, astro de “Sex and the City”, a diretora e atriz Zoe Lister-Jones também resolveu expor uma situação que viveu com o ator. Nesta quinta-feira (16), em uma publicação no Instagram, ela relembrou momentos constrangedores que passou ao lado de Noth e o chamou de “predador sexual”.

De acordo com ela, a divulgação da série “And Just Like That…” — o revival de “Sex and the City” —, foi o que motivou as lembranças. Segundo a atriz, um amigo a perguntou como ela se sentiu com a morte de Mr. Big, logo no primeiro episódio da produção. “Eu me senti aliviada, porque eu não consegui separar o ator do homem e esse homem é um predador sexual”, disse.

Sarah Jessica Parker com Chris Noth na volta de 'Sex and the City'. (Foto: Reprodução/Instagram)
Sarah Jessica Parker com Chris Noth na volta de ‘Sex and the City’. (Foto: Reprodução/Instagram)

“Eu não pensava neste homem há tantos anos, e ainda assim havia uma certa virilidade em minha linguagem que vinha de algum lugar profundo e enterrado”, continuou.

Em seguida, Zoe, que trabalhou com Noth em algumas oportunidades, detalhou episódios em que se sentiu acuada com as atitudes do astro. Na publicação, ela contou que o conheceu quando, em seus vinte e poucos anos, trabalhava em uma boate que pertencia a ele. Em mais de uma ocasião, segundo a diretora, ela testemunhou comportamentos inapropriados do ator com uma de suas colegas de trabalho.

No mesmo ano ela conseguiu um papel e contracenou com Noth em “Law & Order: Criminal Intent”: “Ele [Noth] estava bêbado nas gravações. Durante a cena em que me interrogava, estava com uma lata de 650ml de cerveja escondida embaixo da mesa, e bebia entre os takes. Durante as filmagens, ele chegou bem perto de mim por trás, cheirou o meu pescoço e sussurrou: ‘Você cheira bem’. Eu não disse nada. Minha colega da boate também não disse nada. É muito raro que mulheres digam alguma coisa”, desabafou.

Em seu relato, Zoe Lister-Jones afirmou que suas vivências são “pequenas” perto das que foram divulgadas contra o ator pelo THR. “Minhas experiências são pequenas diante dos relatos de abuso que foram bravamente compartilhados hoje, mas navegar em experiências com predação sexual em qualquer nível é um fardo que toda mulher precisa carregar. E, em sua maioria, não há responsabilidade e nenhuma consequência”, disse.

Continua depois da Publicidade

A atriz e diretora ainda criticou o papel de Chris em “Sex and the City”, já que muitas mulheres o fantasiavam como o “homem perfeito”. “Chris Noth capitalizou na fantasia que as mulheres acreditavam que Mr. Big representava. Essas fantasias muitas vezes criam ambientes em que confusões emocionais se proliferam. Talvez a morte de Big seja a dor comunitária que todos devemos enfrentar ao lamentar essa fantasia, ao liberar esse estereótipo masculino que nós, como mulheres, fomos alimentadas através da cultura popular”, concluiu. Confira:

Acusações de estupro

Duas mulheres – que não se conheciam – denunciaram casos em que o astro de “Sex and the City” as teria estuprado em episódios distintos, nos anos de 2004 e 2015. Zoe e Lily (nomes fictícios) relataram suas histórias à revista separadamente, em meses diferentes e deram detalhes dos casos que aconteceram em Los Angeles e na cidade de Nova York.

Zoe – 2004

Segundo Zoe, quando tinha apenas 22 anos, ela tinha um cargo iniciante numa das empresas em que Chris Noth fazia negócios. O ator teria conseguido o número de telefone dela e deixado várias mensagens de “flerte” na caixa postal – gravações que até mesmo sua chefe teve acesso. Até que, um dia, ela aceitou o convite para ir à piscina do apartamento do artista em West Hollywood.

Noth, então, deu um livro para que Zoe lesse enquanto ele fazia uma ligação de seu apartamento. Ele pediu que a jovem retornasse a publicação quando tivesse terminado. Foi então que ela subiu as escadas e foi recebida com um beijo assim que passou pela porta. Zoe diz ter beijado Chris de volta, mas que logo mencionou que teria de se encontrar com a amiga. Foi nesta hora que as coisas teriam complicado.

And Just Like That Mr Big
Recentemente, Chris Noth reprisou seu papel como Mr. Big no revival “And Just Like That…”. (Foto: Divulgação/HBO Max)

Chris, supostamente, teria “puxado Zoe contra ele, movido ela em direção à cama, tirado os shorts e a parte de baixo do biquíni dela, e começado a estuprá-la por trás”. A vítima alega ter gritado para que ele parasse. “Foi muito doloroso e eu gritei: ‘Pare!’. E ele não parou. Eu disse: ‘Pelo menos você pode pegar uma camisinha?’. E ele riu de mim”, mencionou ela.

Depois de tudo, Zoe notou que havia marcas de sangue em sua camisa. Ela voltou para a sua amiga, não contou o que havia acontecido, mas a amiga reparou que havia algo de estranho. Então, a jovem foi levada ao hospital, quando assumiu que havia sido abusada, só não revelou quem teria sido o agressor. “Me deram pontos. Dois policiais vieram. Eu não ia dizer quem foi”, disse ela, dividindo o medo de que não acreditassem em seu depoimento, ou que acabaria demitida.

Continua depois da Publicidade

Dois anos depois, ela passou a frequentar um centro de tratamento para vítimas de estupro – o que a instituição confirmou à revista. Foram muitos meses de terapia, enquanto ela tentava queimar essa memória por anos a fio. Contudo, mais recentemente, ela sentiu a necessidade de revelar o suposto assédio.

Lily – 2015

Hoje aos 31 anos, Lily recorda como conheceu Chris Noth pela primeira vez aos 25, época em que trabalhava na área VIP de um clube em Nova York. Ela deu seu número ao ator e, eventualmente, os dois se encontraram para beber no restaurante Il Cantinori. A jovem o acompanhou até o apartamento dele, até que ele teria a obrigado a fazer sexo oral nele. “Ele é mais velho e parecia mais velho. Ele ficava tentando, tentando e tentando e eu deveria ter dito um ‘não’ mais firme e ido embora. Aí a próxima coisa que eu vi, ele tinha abaixado as calças e estava de pé na minha frente”, detalhou ela.

Chris Noth revela motivo pelo qual quase não retornou para o revival da série. (Foto: Getty/Reprodução YouTube)
Chris Noth recebeu duas acusações de abuso sexual. (Foto: Getty/Reprodução YouTube)

Lily lembrou que Chris estava casado e tinha um filho, mas o ator não se importou, dizendo que casamento era uma “balela” e que a “monogamia não é real”.  Ela narrou o que aconteceu logo depois: “Ele estava transando comigo de costas em uma cadeira. Nós estávamos na frente de um espelho. Eu estava meio que chorando enquanto acontecia”. No fim das contas, a jovem se vestiu e foi embora. “Eu estava me sentindo péssima. Totalmente violada. Todos os meus sonhos com essa estrela que amei por tantos anos tinham ido embora”, narrou ela, em lágrimas.

Passado o incidente, Alex, amiga de Lily, falou que ela deveria contatar a polícia, mas Lily se negou e tentou minimizar o que havia acontecido. De acordo com Alex, Chris Noth teria deixado uma mensagem dizendo que a garota não interpretasse o episódio da “maneira errada”. Lily, por outro lado, alega que o astro teria apenas pedido que ela não revelasse a história para suas amigas.

Continua depois da Publicidade

A reportagem teve acesso a algumas das mensagens trocadas entre Lily e Noth em março e abril de 2015. Segundo a THR, a jovem disse ter se sentido “levemente usada” no encontro, e teria passado a dar respostas evasivas enquanto o artista insistia por um segundo encontro. Ela até aceitou um jantar, mas cancelou algum tempo depois. De acordo com as mensagens, eles nunca teriam se encontrado novamente.

Chris Noth se manifesta e nega acusações

Em um comunicado ao The Hollywood Reporter, o intérprete de Mr. Big negou veementemente as afirmações. “As acusações feitas contra mim por indivíduos que conheci anos, até décadas, atrás, são categoricamente falsas. Essas histórias poderiam ser de trinta anos ou trinta dias atrás – não sempre significa não – essa é uma linha que eu não cruzo”, pontuou ele.

Chris Noth (1)
Chris Noth negou as acusações de abuso sexual e disse que seus encontros teriam tido consentimento. (Foto: Getty)

O ator ainda bateu na tecla de que supostamente teria tido consentimento das mulheres. “Os encontros foram consensuais. É difícil não questionar o momento em que essas histórias vêm à tona. Eu não sei ao certo por que elas estão surgindo agora, mas de uma coisa eu sei: eu não assediei essas mulheres”, concluiu ele.